Meu cachorro comeu veneno: o que fazer? - Você Mais Seguro
17865
post-template-default,single,single-post,postid-17865,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Meu cachorro comeu veneno: o que fazer?

Meu cachorro comeu veneno: o que fazer?

Mesmo não tendo o costume de caminhar na rua com seu melhor amigo, mesmo assim, digamos que você abriu a porta sem prestar atenção e ele saiu correndo para rua, saímos correndo atrás, mas: tarde demais! Ele foi logo no veneno, ou num animal morto por algum veneno! E ai?! Seu cachorro comeu veneno, o que você deve fazer?

Quem tem o costume de caminhar diariamente com seu cachorro sabe quais locais evitar, onde pessoas mal intencionadas podem acabar colocando veneno sem avisar. E então ficamos sempre controlando onde nossos cães cheiram. Mas não estamos imunes à imprevistos, principalmente em vias públicas: eu mesma quando vi meu cachorro estava cheirando um rato morto num local que sempre caminhamos e nunca tinha visto rato! E ficamos nervosos: o que fazer?

Se seu cachorro acabou cheirando um local que pode ter substancias tóxicas ou um animal morto e acabou lambendo ou ingerindo algo que possa estar contaminado, mas você não tem certeza; ou se ele foi muito rápido e ingeriu algo e você não sabe o que, fique alerta nos próximos minutos! Fique ao lado dele, e veja como será a reação dele!

 

Alguns sintomas possíveis de intoxicação para ficar de olho!

  1. Insuficiência respiratória, tosse – dificuldade de respirar;
  2. Vômitos, fezes e urinas com sangue;
  3. Sangramentos em geral, nasal, em machucados, nas gengivas;
  4. Hemorragias em geral;
  5. Cachorro pode apresentar dificuldade de caminhar, ou tremores, fraquezas e dificuldades em ficar em pé;
  6. Quadros convulsivos;
  7. Salivação em excesso, misturada ou não com vômitos;
  8. Apatia: o cachorro não responde aos chamados, parece estar cansado, e não respondendo a brincadeiras e carinhos dos donos, parecendo estar triste.
+ Veja Também:   Renovação de Seguro, Qual a melhor opção?

Seu cachorro comeu veneno: não faça receitas caseiras!

Existem várias dicas na internet que falam sobre receitas caseiras que funcionam no caso de envenenamento, ou então, bate aquela tentação de perguntar no grupo do Facebook como proceder: não seja essa pessoa! Cada tipo de veneno, exige uma forma de agir diferente. O tratamento é feito com base nos sinais clínicos que serão analisados pelo veterinário!

DICA – seu cachorro comeu veneno: o que fazer

Está na dúvida se realmente houve a ingestão, não procure na internet, não pergunte nos grupos do facebook! Se você tem o plano de saúde pet da Porto Seguro, você tem direito ao PetPhone – em todos os planos você tem direito! Ligue para eles, são veterinários 24horas disponíveis, e eles vão orientar o que você deve fazer de forma segura. Ou ligue para o veterinário de sua confiança!

Seu cachorro comeu veneno: o que não fazer

E tem gente acha que é só fazer o cachorro vomitar o que ele comeu e pronto. Também não seja essa pessoa! Em alguns casos, isso pode até piorar o quadro. Não tá acreditando?! Por exemplo, se o envenenamento foi por substâncias cáusticas (como soda cáustica), pesticidas, inseticidas, detergentes de máquina de lavar roupas, querosene ou gasolina, não podemos provocar o vômito! Essas substancias causam queimaduras químicas na garganta e boca do animal, portanto, o quadro pode piorar caso o vomito seja forçado com água morna com sal ou água oxigenada! Então, não faça nada, a não ser que seja a recomendação de um médico veterinário que esteja ciente de todas as particularidades do caso!

+ Veja Também:   Cachorro na praia pode?

 

E não use leite! Ele pode servir para alguns tipos de veneno (que tem pH neutro) mas se o veneno for de caráter ácido, o leite pode potencializar a ação da substancia tóxica, e ela será absorvida mais rapidamente. Como você não é um médico especializado capaz de saber qual o tipo do veneno ingerido, não dê leite. Leve ao veterinário!

 

 

 

Mas então o que podemos fazer quando sabemos que ele comeu veneno?

LEVAR AO VETERINÁRIO! Envenenamentos podem levar a morte do cachorro! Não bobeia e leve imediatamente ao veterinário! Apenas ele saberá com base nas informações e no quadro clinico do cachorro qual o tipo de envenenamento e qual será o procedimento ideal!

Mas e se por alguma razão você não consegue ir ao veterinário agora?!

Como eu já disse o ideal seria entrar em contato com um veterinário por telefone, e ele vai poder orientar melhor. Caso o seu melhor amigo tenha qualquer um dos planos de saúde pet da Porto Seguro, sempre recomendo que na menor dúvida use o serviço de PetPhone, ele é perfeito para essas ocasiões.

Mas se você não tem o plano de saúde da Porto e não pode ir ao veterinário agora?!

Bem, para retardar a ação da substancia tóxica no animal, podemos fazer o uso do conhecido e famoso carvão ativado em cápsulas – que podemos encontrar em farmácias. De maneira bem simples: ele age como uma substancia absorvente, ligando-se ao veneno no estômago do cachorro, e impedindo a absorção e ação do veneno na corrente sanguínea. Mas: podemos dar o carvão até 30 minutos após o envenenamento! Lembre-se se a substancia já tiver sendo absorvida para corrente sanguínea, a ação do carvão não terá o efeito desejado!

+ Veja Também:   Atopia canina, o que é e como tratar?

Outra forma de retardar o efeito do veneno e dar uma colher de mel; o mel vai funcionar como um protetor gástrico. Mas atenção, tanto o mel quanto a cápsula de carvão devem ser ministrados com animal totalmente consciente, para que não haja nenhum problema risco de afogamento ou falsa via.

Ambos os procedimentos – carvão ativado em cápsula ou mel – servem apenas como forma de “comprar tempo” você deve assim que possível leva-lo a emergência veterinária para poder realizar a desintoxicação correta!

Atenção: ter um cachorro exige responsabilidades e cuidados! Estamos sempre sujeitos a imprevistos, e acidentes! Ainda mais com cachorros que são eternas crianças! Por isso, que recomendo um plano de saúde para Pet da Porto Seguro: você garante que seu melhor amigo tenha uma vida saudável, com serviços inclusos de PetNutri, PetPhone, PetHome, além de um prontuário digital (DigiPet) com todas as informações do seu cachorro; Você sempre saberá a melhor forma de proceder em emergências, e você evita ter sustos com gastos veterinários emergenciais que podem comprometer nosso orçamento! Vale muito a pena! Peça uma cotação conosco!

ATENÇÃO: ESSE POST NÃO SUBSTITUI UMA IDA AO VETERINÁRIO CASO VOCÊ ACHE/OU TENHA CERTEZA QUE SEU CACHORRO INGERIU VENENO!

 

 

 

 

 

 

Fontes: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=intoxicacao_diagnostico.htm http://www.blogdocachorro.com.br/intoxicacao-por-veneno-de-rato/ https://www.greenme.com.br/morar/gato-e-cachorro/393-saiba-como-proceder-em-caso-de-envenenamento-de-caes-e-gatos http://lupusalimentos.com.br/lupus_mundopet/meu-cao-comeu-veneno-de-rato-o-que-eu-faco/

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu