Toxoplasmose, a doença do gato – Saiba mais sobre a doença, sintomas e riscos! - Você Mais Seguro
17643
post-template-default,single,single-post,postid-17643,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Toxoplasmose, a doença do gato – Saiba mais sobre a doença, sintomas e riscos!

Toxoplasmose, a doença do gato – Saiba mais sobre a doença, sintomas e riscos!

Apesar do nome levemente assustador, muitas pessoas podem ter toxoplasmose (doença de gato popularmente conhecida) e não sabem. Causada por um dos parasitas mais comuns do mundo, se seu sistema imunológico estiver funcionando bem, eles serão mantidos sob controle, num estado inativo, e você nem vai ter nenhum sintoma – parecido com o que acontece com a herpes quando não manifestada.

+ Dicas Para Adotar Um Cachorro ou Gato

DOENÇA DE GATO?

A toxoplasmose é causada por um parasita, você não contrai de uma pessoa infectada; na verdade, é a doença associada a gatos por eles serem os chamados anfitriões desse parasita, e por isso, doença de gato. Ou seja, o parasita só se reproduz nos nossos queridos bichanos!

Atenção! Antes de sair maldizendo nossos felinos queridos, saiba que as principais formas de contaminação é ingerindo ou bebendo alimentos contaminados, não lavando frutas, verduras e legumes de forma adequada. Mas, claro que podemos contrair também em contato com fezes de gatos que estejam contaminados.

+ Veja Também:   Alimentação natural canina é a ideal?

+ Otite Em Cães

DICA TOXOPLASMOSE: Fique atento sempre na hora de comer, principalmente, se for em restaurante. O perigo está muito mais próximo do que se imagina, e não vamos culpas nossos bichanos à toa! A saúde deles sendo mantida em dia, não haverá problemas.

É muito importante um acompanhamento de um veterinário de perto nessa doença. Procure um plano de saúde para cachorro pois são muitas consultas e exames necessários.

ALERTA TOXOPLASMOSE GRÁVIDAS: o maior risco da toxoplasmose é em mulheres grávidas, principalmente no começo de gestação; podendo levar até a abortos espontâneos ou sequelas para o bebe – como infecções oculares graves, convulsões.

+ Veja Também:   Como deixar seu seguro de carro mais barato

+ Obesidade Canina

Por isso que não é recomendado que mulheres grávidas comam alimentos – principalmente carne – crus, legumes e verduras em restaurantes não confiáveis. Mas se você estiver grávida, o médico suspeitando de toxoplasmose, ele pode detectar através do teste do líquido amniótico, ou do sangue do bebe ou até por ultrassom; em caso de necessidade, você será encaminhada para um especialista.

PREVENÇÃO: Se você estiver grávida ou com suspeita e tiver gatos, é melhor prevenir: mantenha a saúde do seu bichano em dia, evite gatos de ruas, e não limpe a caixa de areia dele, peça para alguém fazer no seu lugar.

+ Como Detectar Alergia Em Cachorro

+ Veja Também:   Atopia canina, o que é e como tratar?

Agora não estando grávida, se o seu sistema imunológico estiver funcionando bem, os sintomas da toxoplasmose não serão sentidos; em alguns casos, os sintomas manifestados são parecidos com os da gripe: dor de cabeça, febre, nódulos linfáticos inchados, dores musculares e dores nas articulações. Quanto ao tratamento, normalmente não há um tratamento específico, caso você perceba os sintomas e detecte a doença, o especialista irá indicar um tratamento específico.

DICA: Uma coisa é certa: uma forma de prevenir a doença do gato, é mantendo a saúde do seu gato em dia! Venha conhecer o plano de saúde para cães e gato, dê uma vida mais saudável tanto para seu pet quanto para você!

Fonte: http://saudeemalta.net.br/causas-e-tratamentos-da-toxoplasmose/

 

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu