Cuidados com o carro parado por muito tempo - Você Mais Seguro
17407
post-template-default,single,single-post,postid-17407,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Cuidados com o carro parado por muito tempo

cuidados com o carro

Cuidados com o carro parado por muito tempo

Você sabia que os cuidados com o carro não se restringem apenas aqueles veículos que já rodaram muito?

“Veículo sem uso por mais de 15 dias pode apresentar problemas mecânicos

Bateria e pneus são os dois itens que mais exigem atenção / Divulgação

                                             *Bateria e pneus são os dois itens que mais exigem atenção

Tem muita gente que pensa que carro parado é carro conservado. Os especialistas acham o contrário. Dependendo da forma como o carro foi mantido e a duração do tempo que o veículo passou inativo, a parada pode até ser prejudicial. E não apenas a bateria sofre com a falta de atividade. Mecânica e lataria também podem ser agredidas. “Carro foi feito para rodar”, diz o consultor técnico Alexandre Costa, da Alpha Consultoria. Com o carro parado, a partir de duas semanas, não apenas a bateria necessita de atenção, mas pneus, freios, borrachas, embreagem e lataria também sofrem com a falta de uso e precisam de manutenção adequada.

Veículos que ficam muito tempo sem ir às ruas precisam de manutenção. A bateria é, sem dúvida, o elemento que mais sofre. Como ela é carregada pelo funcionamento do alternador, que por sua vez está ligado ao motor do carro, é preciso fazer motor funcionar, pelo menos a cada três dias. Mas, atenção, o carro não deve ser deixado ligado em uma garagem fechada. A emissão dos gases de escapamento pode causar intoxicação grave, o ideal é ligá-lo ao ar livre ou, melhor ainda, dar uma volta com ele na rua. Se não for possível ligar o carro regularmente, então é melhor desligar o cabo negativo da bateria. Alguns componentes do veículo, como o sistema de som, podem se desprogramar, mas, em compensação, a energia do acumulador vai ficar mais preservada.

 

MANUTENÇÃO

Outro cuidado é com o combustível. Gasolina parada no tanque pode passar do prazo de validade e começar a formar uma “borra” no fundo do tanque. “Isso pode comprometer o funcionamento da bomba, filtros e injetores, lembra Alexandre Costa. O ideal é não deixar o carro sem uso com o tanque cheio. Preferencialmente utilize etanol, gasolina aditivada ou gasolina premium. No caso do motores a diesel, o cuidado deve ser maior porque o combustível “apodrece” no tanque e condensa água. Aí, para fazê-lo funcionar novamente, é preciso retirar todo o diesel velho.

Freios também merecem atenção. No caso do freio de mão, é melhor não deixá-lo acionado porque pode “colar” as lonas. O câmbio também deve estar desengrenado para não forçar o sistema. Pneus quando ficam parados por muito tempo tendem deformar ou até ressecar a borracha. Uma maneira de prevenir esse problema é calibrar com cinco libras a mais de pressão ou então, providenciar cavaletes de oficina, para que o carro fique suspenso. Por fim, a lataria. Se o carro ficar exposto ao meio ambiente, sol, chuva, fezes de pássaros, tudo é ameaça.

Se não puder deixar o veículo numa garagem fechada, providencie uma capa plástica. Mas atenção. Só utilize capas de boa qualidade, com forro interno de tecido. A capa também é recomendada para os que vão guardar o automóvel num ambiente fechado. Protege a pintura da poeira e de animais ou insetos que apareçam para caminhar sobre a carroceria. Alexandre Costa ainda dá um conselho. O melhor mesmo seria deixar o carro aos cuidados de um parente ou amigo que pudesse levá-lo para passear pelo menos uma vez por semana. Se isto não for possível, siga as dicas para deixar seu possante bem preparado para quando voltar às ruas.”

 

+ Veja Também:   Renovação de Seguro, Qual a melhor opção?

 

Autor:Edilson Vieira
Fonte: (http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/veiculos/noticia/2017/05/04/carro-parado-tambem-exige-manutencao-281499.php)
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu