Atopia canina, o que é e como tratar? - Você Mais Seguro
17816
post-template-default,single,single-post,postid-17816,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Atopia canina, o que é e como tratar?

atopia canina

Atopia canina, o que é e como tratar?

Atopia canina ou dermatite atópica, é uma doença que provoca coceira, prurido, em excesso no cachorro. Essa coceira pode gerar pequenas lesões na pele do cachorro de tanto coçar; se não tratadas, as lesões podem acabar servindo de porta de entrada
de fungos e parasitas.

 

atopia-canina

atopia-canina

Apesar de ser comum,a atopia canina atinge cerca de 10-15% dos cachorros no mundo todo, a atopia canina é uma doença ainda desconhecida e é extremamente delicada: encontrar a raiz do problema, o que causa a atopia canina é uma tarefa difícil; afinal, trata-se de alergia
no cachorro! E alergia, assim como nos homens, tem fatores ambientais relacionados que são de difícil identificação e controle. Mas, vamos por partes!

Como detectar se seu cachorro tem atopia canina?

Os primeiros sinais clínicos já podem ser observados entre os 6 meses e 3 anos devida do cachorro; a atopia canina é uma predisposição genética a desenvolver alergia na pele, portanto, uma boa opção é o dono tentar descobrir se os pais biológicos do seu cachorro tem essa doença.

Sintomas

O cachorro começa com uma coceira insistente, que pode levar a lesões e rachaduras na pele e queda de pelo. O dono pode pensar que se trata de pulga ou carrapato, o que é natural! Então, antes de achar que o seu cão tem atopia canina, devemos eliminar a possibilidade de ser algo mais simples mesmo: pulgas e carrapatos.

+ Veja Também:   Como adestrar seu cachorro e os 5 benefícios de contratar um adestramento.

Mas se ao eliminar essa possibilidade, o cachorro continuar com a coceira insistente, é aí que o sinal vermelho do dono deve acender quanto a possibilidade de seu melhor amigo ser atópico. Neste caso, o recomendado é que se leve ao veterinário, e vocês irão começar uma longa jornada, com testes clínicos.

Por que uma longa jornada?

Como se trata de uma alergia, descobrir o que causa a alergia em cães é por eliminação: pode ser alergia a ração, a produtos de limpeza, a mofo, a  poeira, a produtos do banho, a pólen, a perfumes, a mil coisas.

E muitas vezes, o que se observa é que é uma combinação desses fatores, ou seja, a causa pode ser mais de um fator: por exemplo, é comum ele ter  alergia a poeira e a produtos de limpeza e a ração. Só testando um-a- um que o dono vai descobrir. O processo como todo demora, e o dono fica muito ansioso e preocupado porque ele sabe que o seu melhor amigo está sofrendo, mas não sabe bem o porquê! É bem desgastante mesmo!

Raças que tem propensão a ter atopia canina

Algumas raças apresentam uma maior tendência a ter essa doença: Boston Terrier, Boxer, West Highland White Terrier, Scottish Terrier, Fox terrier,  Yorkshire, Shar-Pei, Cocker Spaniel, Bulldog inglês, labrador, Golden retrievers, pug e pastor alemão.

+ Veja Também:   O primeiro cachorro a gente nunca esquece

Tratamento

O tratamento da atopia canina é “de trás para frente”: primeiro o veterinário vai tratar das feridas e lesões causadas pelas coceira insistente –  medicamentos para matar possíveis parasitas e fungos. E depois vai ter que esperar cicatrizar as feridas.

DICA PRÁTICA:

Uma boa dica é comprar aqueles colares elizabetanos (famoso abajur); porque o cachorro não obedece, e vai coçar a ferida se ele conseguir acesso a  ela, e para cicatrizar você deve evitar que ele coce.

E mesmo que se identifique os fatores causadores, isso não significa que seu melhor amigo não vá ter outra crise! Na verdade, cachorros atópicos tem várias crises ao longo da vida, as vezes eles mal saem de uma e começam outra! E as vezes eles acabam desenvolvendo alergia a fatores externos novos. Enfim, é uma doença muito chatinha e demanda cuidado constante do dono. É importante ter em mente isso!

DICA PARA DONOS DE CACHORROS COM ATOPIA CANINA:

Como um cachorro com atopia canina precisa de cuidados e uma certa vigilância de forma contínua, muitos donos aconselham o seguro de saúde pet da Porto Seguro.

+ Veja Também:   Toxoplasmose, a doença do gato – Saiba mais sobre a doença, sintomas e riscos!

Pode parecer estranho, mas vou explicar o porquê: todos os planos tem dois serviços que são extremamente usados pelos donos de cachorro com atopia canina: o PetNutri e o PetPhone. No PetNutri, um veterinário nutricionista vai auxiliar o dono na montagem da dieta ideal para seu cachorro – o serviço é excelente, ainda mais se o dono perceber que um dos fatores alérgicos é a ração. Sem o plano, o dono fica tendo que ir a um veterinário especializado em nutrição de formar contínua, o custo é alto!

O segundo serviço: PetPhone é um serviço de telefone 24horas com veterinários, é ótimo, porque o dono que já sabe do histórico do seu cão e começa a perceber que ele vai entrar em crise ou está no início de uma não precisa ir ao veterinário, já vai direto usar o PetPhone, e já relata o que está acontecendo, e a orientação é rápida, e pode evitar que a crise piore, e o cachorro tenha que usar medicamentos mais fortes – com corticoides. No mais, a doença fica sob controle a maior parte do tempo, e controlando pelos fatores causadores, o seu melhor amigo terá uma vida normal e feliz!

Fonte: http://www.nevetdermatology.com/canine-atopic- dermatitis-treatment/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4537558/

5 (100%) 1 vote
No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu