Vacinação – Entenda a diferença entre a vacina V8 e vacina V10

Vacinação – Entenda a diferença entre a vacina V8 e vacina V10

Como vimos no nosso post sobre vacinas ( http://vocemaisseguro.com/vacina-para-cachorro-tudo-que-voce-precisa-saber/), o filhote de cachorro deve começar seu ciclo de vacinas aos 45 dias de vida; começando com a famosa vacina múltipla: V8 ou V10. Mas qual a diferença entre a vacina V8 e a vacina v10? Qual é a melhor?

Vamos por parte:

  1. Qual a diferença entre elas

Tanto a vacina V8 quanto a vacina V10 cobrem as principais e mais importantes vacinas para cachorros; ou seja:

  1. Cinomose
  2. Hepatite Infecciosa Canina
  3. Adenovirose
  4. Coronavirose
  5. Parainfluenza Canina
  6. Parvovirose Canina
  7. Leptospirose Canina (dois tipos de bactérias)

A diferença entre a V8 e a V10 é a quantidade de tipos de bactérias que causam a leptospirose: a vacina V8 cobre dois tipos e a vacina V10 cobre 4 tipos. Essa é a única diferença!

Mas que fique claro: Ambas cobrem as doenças mais fatais e cuja eficácia da vacina são unanimidade entre os veterinários!

  1. E qual é a melhor: vacina V8 ou a vacina V10? 

Acho que seria normal pensar que a vacina V10 seria a melhor, mas isso não é verdade! A resposta da grande maioria dos veterinários é que depende.

+ Veja Também:   Como detectar alergia em cachorro? – Alergias de alimentos

Depende do que? Vamos ver a diferença de forma prática:

Existem mais de 250 tipos de bactérias leptospira, e cada uma é específica de um local/região do planeta diferente. Então, você pode estar dando uma vacina contra uma bactéria que seu cachorro pode nunca ter contato. Na verdade, quando estamos falando de cachorros que vivem na cidade, mesmo aqueles que tem costume de passear todo dia na rua, mesmo esses não tem contato com as bactérias leptospira. Ou seja, não faz sentido dar uma vacina se o seu cachorro não terá contato nunca.

Ainda tem efeitos colaterais e sua eficácia não é comprovada.

Segundo a Dra. Mary Feitosa**, a vacina da leptospirose é a associada aos mais severos efeitos colaterais. E o pior: sua eficácia não é uma unanimidade entre os estudiosos da área veterinária. Por isso, não há uma recomendação pelos veterinários quanto a superioridade da vacina V10 em relação a vacina V8, muito pelo contrário, já que aumenta o risco de anafilaxia.

+ Veja Também:   Seu cachorro comeu cocô? Tudo que você precisa saber sobre coprofagia

E as V11, V12 e etc?

Seguem o mesmo padrão da diferença entre a vacina V8 e a vacina V10: elas incluem outros tipos de bactéria leptospira, mas a incidência destes tipos na região onde o cachorros urbanos moram é baixíssima. E a eficácia baixa também.

Entenda ainda: Vacina importada versus Vacina Nacional

Alguns especialistas argumentam que a vacina nacional é menos eficiente do que a importada. Na verdade, o problema está na falta de controle de distribuição: a vacina nacional pode ser comprada e vendida em qualquer estabelecimento sem nenhum controle nem recomendação veterinária. Com isso, acaba não seguindo as normas de indicadas. Vacinas são extremamente sensíveis a temperaturas e variações dela, caso não sejam respeitadas as condições ideais, ela acaba perdendo sua eficácia.

As vacinas importadas tem sua distribuição e aplicação controladas: devem ser respeitadas as temperaturas especificadas, não podendo sofrer variações bruscas, e só podem ser aplicadas por profissionais, e por essa razão que acabam sendo mais seguras e eficazes.

+ Veja Também:   5 atitudes caninas estranhas que todo cachorro faz

Opte sempre por dar a vacina importada, aquela aplicada por um profissional, pois apenas essa temos uma maior garantia quanto a sua eficácia.

Mas essa vacina é mais cara! Infelizmente é verdade, mas do que adianta dar algo que não funciona nem previne seu cachorro de pegar uma doença fatal?!

TEMOS UMA DICA:

Todas as vacinas do plano da Porto Seguro são importadas e só podem ser aplicadas por profissionais. Além disso, nosso foco é na prevenção da doença por isso recomendamos não apenas a renovação anual, mas também realizar consultas e exames periódicos: esta é a melhor forma de garantir saúde e mais anos de vida para seu filho de quatro patas! Tudo isso por a partir de R$49,49!

E não se preocupe está tudo coberto em qualquer plano pet! Além de cobrir emergências e urgências, e até mesmo internações e cirurgias*!

Veja mais: http://vocemaisseguro.com/medicina-veterinaria-preventiva-a-melhor-saude-animal/

*Planos: Pet Plus, Pet Total e Pet Premium.

** https://sites.google.com/site/saudecanina/vacinas-e-vacinacao/quais-vacinas-sao-essenciais-e-quando-vacinar

 

 

 

 

Fontes: https://animaisrespeito.wordpress.com/2015/01/29/qual-a-diferenca-entre-a-vacina-nacional-e-a-importada/

https://sites.google.com/site/saudecanina/vacinas-e-vacinacao/quais-vacinas-sao-essenciais-e-quando-vacinar

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu