Medicina veterinaria preventiva, a melhor saude animal.

Medicina veterinaria preventiva, a melhor saude animal.

Antes de falar sobre medicina veterinaria preventiva, vamos pensar na nossa saúde: como que nós, humanos, cuidamos da nossa saúde? Nós vamos ao médico de tempos em tempos, fazemos dietas, atividades físicas, exames. E para que? Queremos viver mais, simples! E mais: sabemos que quanto mais cedo identificamos doenças, maiores as chances de ficarmos logo livres dela, não é?

Ok, simples. Mas então o que isso tem a ver com a medicina veterinaria preventiva?

Tudo! A medicina veterinaria preventiva é uma versão mais simples para cachorros e gatos dessa maneira de cuidar da nossa saúde: levar o pet ao veterinário com regularidade para que: o veterinário de confiança possa acompanhar a saúde do seu cachorro ou gato, orientar para hábitos saudáveis e identificar doenças mais rápido!

O que vai ser feito na medicina veterinaria preventiva:

Um veterinário vai acompanhar a saúde dos dentes, o peso, alimentação, ver se seu pet tem parasitas, pedir exames se achar necessário, controlar para doenças mais comuns da raça, ou alguma alergia que seu pet apresenta, vai vacinar (ver post: http://vocemaisseguro.com/vacina-para-cachorro-tudo-que-voce-precisa-saber/), indicar possíveis trocas de ração: O veterinário vai orientar o dono sobre os cuidados e medidas que tem tomar de acordo com a raça, histórico médico e idade do pet – porque cachorro, por exemplo, por volta dos 5,6 anos já é considerado cachorro sênior, sabia?

 

E como se fazia antes?

Antes os donos acabavam indo ao veterinário apenas quando eles reconheciam que havia “algo de errado” com eles; e como cachorros e gatos não falam, nem geral, só percebia a doença quando ela já estava em um grau muito avançado, com poucas chances de reversão.

+ Veja Também:   Verme do coração - Saiba tudo sobre Dirofilariose

Evolução natural na saúde animal

Nossa preocupação com a nossa própria saúde aumentou nos últimos tempos. E, como nossos cachorros e gatos são como filhos, é natural esse aumento também no cuidado com a saúde deles. É por isso que estamos vendo cachorros e gatos com uma média maior de vida que antigamente! Hoje em dia é bem mais normal ver cachorros e gatos com mais de 10 anos de vida do que antigamente! E isso ocorre por causa desse cuidado diário maior!

Por que a medicina veterinaria preventiva é melhor forma de saúde animal?

Para começar, como diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar, não é? O foco é prevenir doenças – doenças que são comuns a raças especificas, que são causados por causa de falta de orientação adequada em relação a saúde dental, higiene, informações erradas, tudo que apenas um veterinário pode com segurança passar para o tutor, e prevenir!

A segunda razão é simples: cachorros e gatos não falam: identificar o começo das doenças é uma tarefa dos veterinários! Mesmo você amando seu pet, apenas um veterinário sabe identificar sintomas e doenças. E a identificação é mais rápida sabendo do histórico e controlando periodicamente.

Ainda na dúvida?

Vou dar um exemplo que aconteceu com um amiga: ela tinha um spitz alemão filhote, quase 1 ano na época. E levou na vet por causa de otite. Ela foi orientada sobre isso, mas o vet acabou fazendo um check-up total e viu que ele não tinha trocado todos os dentes de leite! Aí ele explicou que isso era normal em cachorros de porte pequeno! E ele disse que se não tivesse o visto agora, isso poderia ter sido percebido muito mais tarde, com uma acumulação de tártaro muito maior, e poderia ter que fazer um limpeza de tártaros muito cedo. Ou até mais grave: o acumulo de bactérias na boca com o tempo, podem acabar comprometendo outros órgãos, como coração; e sim, pode ser fatal. Cachorros em geral não reclamam de dor de dente, e quando o dono descobre pode ser tarde demais, principalmente em casos “precoces” de formação de tártaro – como era o caso. Sim, uma saúde preventiva: identifica e previne!

+ Veja Também:   Castração de cães e gatos e a técnica do gancho

Isso sem falar que existem graves doenças que são “silenciosas” e rápidas: como o câncer, que está se observando cada vez mais em cachorros e gatos.

Outras doenças sérias de difícil identificação: obesidade, osteoporose, diabetes, alergias a alimentos, a produtos de limpeza, vermes e parasitas, mau hálito, o próprio tártaro, doenças renais e cardiovasculares, otite. Doenças que podem ser facilmente identificadas e tratadas por veterinários, mas não por nós!

A medicina veterinaria preventiva não vai prevenir de todas as doenças, mas ele vai ajudar a monitorar e controlar, e prevenir logo no começo de possíveis complicadores que se não tratados podem levar a doenças fatais.

+ Veja Também:   Como detectar alergia em cachorro? – Alergias de alimentos

Como que faz para fazer a medicina veterinaria preventiva?

Crie a rotina de levar seu pet a um médico veterinário. Tire dúvidas com ele: dieta, nível de atividade ideal, possíveis doenças comuns da raça, escovação. Não se esqueça que a vermifugação deles é essencial, e deve ser feita de 6 em 6 meses, pelo menos! O médico veterinário nas visitas de check-up irá fazer essas recomendações e controle. Veja o post sobre os 7 erros tem algumas recomendações: http://vocemaisseguro.com/7-erros-comuns-ao-cuidar-de-cachorro-ou-gato/.

Mas é caro ir ao veterinário sempre né?

Dica: O melhor da saúde animal – medicina veterinaria preventiva e mais barata!

Quem tem o plano de saúde pet da Porto Seguro pode garantir uma medicina veterinaria preventiva sem custos extras. No plano mais simples você já garante isso:  consultas frequentes, – e até em casa mesmo, o Pet Home – exames periódicos, monta a dieta ideal (PetNutri), veterinários plantonistas 24 horas por dia por telefone tiram qualquer dúvida e orientação segura. E o melhor: TODO o histórico médico-veterinário fica registrado no app no seu celular: o DigiPet, e pronto: você pode monitorar e ser auxiliado por veterinários de confiança! E todos cobrem urgências e emergências – na maior rede credenciada do país! E, sim, isso tudo no plano mais barato – que é a partir de R$43,03!

 

 

 

 

Fontes:

https://odontovet.com/tratamento/tratamento-periodontal-periodontia/

https://vcahospitals.com/know-your-pet/preventive-healthcare-guidelines-for-dogs

 

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu