A importância da castração de cachorro e gato - Você Mais Seguro
17703
post-template-default,single,single-post,postid-17703,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

A importância da castração de cachorro e gato

A importância da castração de cachorro e gato

Se você está ainda na dúvida sobre castração de cachorro e gato, fique tranquilo é normal ficar inseguro quanto a isso. Eles são como filhos, e queremos o melhor! Pensando nisso, reuni aqui as principais dúvidas e mitos sobre a castração para te ajudar nessa decisão.

Castração de cadelas e gatas

Sendo bem direta: até agora o consenso entre os estudos é que a castração reduz de maneira significativa o desenvolvimento de câncer do aparelho reprodutor das fêmeas – ou seja, câncer de mama, câncer de útero, nos ovários, piometra.

Importante!

Essas são doenças muito comuns: o segundo tumor mais frequente em cadelas é o de mama, e ele é o terceiro mais frequente em gatas. A questão é científica! Está provado que cai para 0,5% a incidência desse tipo de tumor em cadelas castradas antes do primeiro cio. Em gatas, a ocorrência do tumor de mama é sete vezes maior em fêmeas não castradas do que em fêmeas castradas.

+ Dicas de Cuidados com Cachorro Idoso

Castração de cachorro e gatos

Ao retirar o órgão reprodutor doas machos não haverá mais como ter infecções e tumores neles; mas, mais do que isso há um outro efeito positivo observado diariamente: estudos perceberam que cães castrados mostraram mudanças de comportamentos positivas. Reduziram a fuga, reduziram atitudes como montar em outros cachorros e em pessoas, reduziram a demarcação de território e a agressão a outros machos; ou seja, ficaram mais estáveis emocionalmente.

+ Veja Também:   Novembro Azul Pet

+ Dicas para adotar cachorro e gato tudo que você precisa saber

Observações sobre castração de cachorro

  1. Não há nenhum consenso entre estudos veterinários de que a castração pode aumentar a incidência de doenças nos cães. Muito pelo contrário, o que se provou até agora é que reduz significativamente tumores nos sistemas reprodutores – com a retirada de útero, ovários ou testículos acaba a possibilidade de infecções e tumores nessas regiões.
  2. Instabilidade emocional nos cães podem ser geradas por causa de disputas de território, em função do instinto de procriação. Com a castração essa instabilidade se reduz de forma significativa, já que não há a disputa se dava por um instinto de preservar território visando a procriação.

Cachorro Castração

Atenção!

Apesar de considerarmos nossos cachorros e gatos como filhos, não podemos esquecer que eles não são humanos – apesar de, as vezes, ficarmos nos dúvida! Por isso aquela máxima de: se eu não castro o meu filho, não vou castrar meu cachorro (ou gato), não é válida.

E vou tentar explicar o porquê: cães e gatos reagem puramente aos seus instintos; nós também temos instintos e impulsos, mas a diferença principal é que temos consciência e discernimento da razão, e eles não – eles são puro instinto.

+ Otite em cães saiba mais sobre a doença

Nesta questão, eles querem acasalar apenas como resposta ao instinto de procriação inato a eles. Eles não tem prazer nem afetividade ao acasalar, eles não tem desejo de formar família, nem mesmo vínculos afetivos para isso – tanto que eles não sofrem a perda dos filhotes quando esses vão embora. Ou seja: eles agem apenas por instinto de procriação, e não por afetividade, nem necessidade amorosa, a relação deles nesse ponto não é igual a nossa.

+ Veja Também:   Dicas de Cuidados com Cachorro Idoso

Então, não se preocupe: eles não vão sofrer nenhuma perda de prazer e bem-estar com a castração, muito pelo contrário, a castração vem se mostrando com uma opção que reduz a incidência de tumores, infecções, e melhora instabilidades no comportamento do cão.

VOCÊ JÁ POSSUI O PLANO DE SAÚDE PET?  QUE OFERECE ASSISTÊNCIA MÉDICA VETERINÁRIA E AMBULATORIAL 24 HORAS, ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, EXAMES LABORATORIAIS, INTERNAÇÕES, PROCEDIMENTOS E ATÉ VACINAS.

 

Castração é um ato de amor sim!

A instabilidade de ter o instinto de procriar e ser “impedido” também gera malefícios ao seu cão. A castração gera apenas melhora de bem-estar e melhor qualidade de vida, e até maior longevidade – se pensar que reduz drasticamente as chances de tumores que são bastante frequentes em cães e gatos.

Gato Castração

Cirurgia Castração

Se você está com medo dos riscos cirúrgicos em sua cachorra, saiba que a gravidez e o parto apresentam riscos altíssimos (de vida) para ela. Os riscos da cirurgia de castração são baixos, e a recuperação é muito rápida: eles já estão ativos e completamente normais em oito dias no máximo.

+ Veja Também:   Dicas para manutenção dos pneus

+ Obesidade canina saiba como identificar quais raças tem tendência e o que fazer

Dica: cirurgia castração

Prefira sempre a anestesia inalatória e exija que a cirurgia seja feito por um veterinário e um veterinário anestesista.

Existem várias formas de cirurgia de castração (ver aqui post sobre castração de cães e gatos e a técnica do gancho). E saiba que quanto mais cedo for feito, além de ser melhor para saúde do seu cachorro, os custos de anestesia e da cirurgia serão menores.

DICA – CASTRAÇÃO

Existem opções de planos de saúde da Porto Seguro, para cães e gatos, que cobrem a cirurgia de castração. Cote aqui e selecione um plano ideal para seu cachorro – o bem-estar do seu pet e seu bolso vão agradecer!

Qual o melhor momento para castração de cachorro e gato?

A maioria dos veterinários acredita que o animal já pode castrar a partir dos seis meses, nessa época ele já possui dentição completa e já tomou as principais vacinas.

A decisão de castrar ou não seu pet é sua, considere esses pontos principais e pense com muito carinho! Espero que tenha ajudado!

Fonte:

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/13/artigo7801-1.asp/

5 (100%) 1 vote
No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu