Como viajar de avião com cachorro ou gato? – saiba as regras

Como viajar de avião com cachorro ou gato? – saiba as regras

Está pensando em viajar de avião com cachorro mas não sabe como? Existem algumas regras e documentações necessárias para isso! Neste post, eu fiz uma pequena pesquisa sobre este assunto, e levei em consideração viajar de avião com cachorro pelas companhias GOL e LATAM. Para maiores detalhes, recomendo que olhe a fonte desta pesquisa no final deste post, que direciona para os sites dessas suas companhias. Mas vale a pena dar uma lida aqui, para saber o passo-a-passo e em termos práticos também!

Para quem não sabe nada sobre o assunto: em geral, é permitido viajar com seu cachorro ou gato na cabine ou no compartimento de cargas. Existem regras, óbvio! Tanto a GOL quanto a LATAM, estabelecem que cães ou gatos com até 7kgs (ou 10kgs) podem viajar na cabine; até 30kgs seria apenas no compartimento de carga.

 

Caixa de Transporte para cabine

Existe um padrão de caixa de transporte a ser seguido em ambas as companhias, e pesos máximos (que seria a soma entre a caixa de transporte e o peso do cachorro não podendo ultrapassar 7 kg na LATAM ou 10 kg na GOL).

As características da caixa e dimensões estão no site tanto da LATAM quanto da GOL – são do tipo kennel. O cachorro ou gato deve ser capaz de se movimentar dentro da caixa, que também deve ser resistente e ventilada.

Não se esquecendo que podem ser horas dentro de um avião, o cachorro (ou gato) tem que ser água, e comida, e o material do chão deve ser absorvente, por causa da urina e fezes do animal!

+ Veja Também:   Cachorro com olho vermelho - 5 Condições Comuns!

Vamos ter bom-senso!

É muito importante que o dono tenha consciência de duas coisas: a primeira, que ele vive em sociedade, e que devemos respeitar o próximo, portanto: caixa limpa, cachorro ou gato limpos, todos sem odor desagradável, e também o material de revestimento interno deve ser absorvente; Segunda: tenha cuidado com seu pet, a caixa deve ser confortável para ele, e ele deve estar familiarizado com ela!

DICA: Se ele nunca viajou na caixa, deixe-a próxima ao animal por algumas semanas, para que ele vá se acostumando com ela; e se sinta à vontade até a data da viagem!

 

Documentação e Recomendações para viajar de avião com cachorro ou gato

Em geral, a documentação necessária para ambas as companhias são as mesmas. Na verdade, a variação na documentação seria mais de acordo com as exigências do local de destino.

O dono deverá ir ao veterinário de costume, solicitar um atestado de saúde, comprovantes de vacinação (incluindo antirrábica), e carteira de vacinação – faça uma cópia de cada documento pelo menos, e leve para a viagem tanto as cópias quanto a original. No caso, o atestado não pode ser emitido mais do que 10 dias antes do voo, caso o animal vá na cabine do avião.

+ Veja Também:   Isenção de IPVA – Quem tem direito?

No caso de voos internacionais, o local de destino que determina o que é necessário, em geral: além dos documentos já exigidos no voo doméstico, solicita-se: certificado veterinário internacional, certificado de vacinas contra vermes e parasitas e microchip.

Recomendações para quem deseja viajar de avião com seu cachorro ou gato

É essencial ir ao veterinário! Consulte sobre a viagem, informe para ele o tempo de voo, e veja com ele quais medidas podem ser tomadas para acalmar seu cachorro ou gato durante o voo.

Confirme se todas as vacinas estão em dia, e verifique todas as exigências de documentação do país de destino. Cheque com o veterinário como anda a saúde do seu pet, e verifique se ele vê alguma restrição quanto a viagem. Ao solicitar os atestados, não façam com muita antecedência – se for viajar na cabine a emissão não pode passar 10 dias!

DICA: Muitos países exigem o microchip no cachorro ou gato para entrar no seu país, você sabia? É uma forma de identificação! Saiba que TODOS os pets que tem plano de saúde da porto seguro devem ter este tipo de controle! Além de que o controle e acompanhamento veterinário que é necessário já é feito, e é assegurado pelo Porto Seguro: todo o histórico médico-veterinário do cachorro fica registrado no Digi Pet! Muito mais controle e muito mais praticidade para estas horas!

+ Veja Também:   6 Motivos que meu cachorro não quer comer

Chegou o dia: no dia da viagem

Em voos domésticos, eles pedem pelo menos 3 horas de antecedência para o check-in. Enquanto em voos internacionais, seriam de pelo menos 4 horas.

Algumas informações importantes nos sites da LATAM e da GOL eram:

A Latam informa no seu site que no período entre 15 de dezembro e 15 de março de cada ano, o transporte de animais fica restrito ao compartimento de cargas em todas as rotas para Nova York e Washington.

 

Atenção: ANIMAIS DE FOCINHO CURTO

A GOL informa que não transporta no compartimento de cargas cães e gatos de focinho curto, por conta de suas características respiratórias. São eles:

  • Cães: boston terrier, boxer, buldogue americano, buldogue francês, buldogue inglês, bully americano, cavalier king charles spaniel, chow chow, dogue de bordeaux, griffon de bruxelas, lhasa apso, pug, pug chinês, pug holandês, pequinês, shih tzu etc.
  • Gatos: burmês, exótico, himalaio, persa e

A LATAM informa ainda no seu site que a partir de 1º de outubro de 2017, as raças american bully e raças persas de todos os tipos (felinos) não serão aceitas para transporte do bagageiro, devido as condições de animais perigosos e braquicéfalos.

E por fim, existem alguns países que não permitem a entrada de animais! Verifique junto a companhia aérea escolhida esses detalhes! E boa viagem!

 

 

Fontes: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/como-viajar-com-cachorro-e-gato/

https://www.latam.com/content/dam/LATAM/latam-marca-unica/PDF/dicas_animal_de_estimacao_no_compartimento_de_cargas.pdf

https://www.latam.com/content/dam/LATAM/latam-marca-unica/PDF/dicas_animal_de_estimacao_na_cabine.pdf

https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/transporte-de-animais-de-estimacao

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu