Cancer de mama em cadelas e gatas - Você Mais Seguro
17844
post-template-default,single,single-post,postid-17844,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-9.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Cancer de mama em cadelas e gatas

Cancer de mama em cadelas e gatas

Estamos em outubro, e o Outubro Rosa é uma iniciativa que tem hoje bastante visibilidade. Quase todas as mídias abraçaram essa importantíssima causa de conscientizar da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificando a doença. E foi aproveitando esse embalo que surgiu o Outubro Rosa Pet, para alertar sobre o cancer de mama em cadelas!

A ideia do Outubro Rosa Pet é a mesma do Outubro Rosa, mas com o foco no dono: conscientizar o dono da cadela (ou da gata) que sua cachorrinha (ou gatinha) também pode ter câncer de mama, e que precisa da ajuda de seu dono para poder se prevenir!

E, atenção, o que se observa, hoje em dia, é que não só aumentou significativamente os tumores nas mamas de cadelas e gatas; mas que, na verdade, já é o tumor mais comum nelas!

Esse aumento da incidência tem muito a ver com o aumento da longevidade dos cachorros: antigamente, animais domésticos viviam por 8,9 anos. Hoje em dia, muito chegam podem chegar até aos 20 anos. Isso se deu em parte por causa do aumento do cuidado dos donos com a alimentação deles, e preocupação em manter uma vida mais saudável para seu pet.

No caso, os tumores de mama costumam surgir a partir dos 5 anos, mas tem uma frequência maior em cadelas com 10 anos, com sistema reprodutivo inteiros (ou que foram castrados após numerosos cios). Por isso, está muito relacionado a essa maior longevidade dos animais de estimação.

+ Veja Também:   Alimentação canina: ração comercial

Tempo de vida mais curto e envelhecimento acelerado

Um aspecto que o dono deve ter em mente é que o cachorro vive bem menos que nós humanos, por isso, o processo de envelhecimento dele é muito mais rápido do que o nosso também. Com isso, a vigilância constante do dono é essencial.

Ir ao veterinário periodicamente é muito importante, ainda mais conforme a idade do pet vai avançando. Tenha em mente, que as doenças vão “evoluir” de maneira muito mais rápida do que nós estamos acostumados. Por isso, conforme seu cão vá envelhecendo, o dono deve aumentar suas idas ao veterinário  – veja nosso post sobre cuidados com cães idosos também: http://vocemaisseguro.com/dicas-de-cuidados-com-cachorro-idoso/.

Dicas Cães Idosos!

Para quem é da cidade de São Paulo, a Porto Seguro tem um plano de saúde para pet Seniores, que é muito interessante! Peça uma cotação e saiba mais!

Como examinar o PET – cancer de mama em cadelas e gatas:

Quando estamos falando de cancer de mama em cadelas o procedimento é parecido com o de nós humanos: é necessário ficar monitorando o possível aparecimento de nódulos nas mamas das cadelas (e gatas). A evolução da doença é muito rápida, então, é de extrema importância que o dono fique sempre atento, e sempre checando se tem alguma anormalidade nas mamas da sua cadela (ou gata). Qualquer pequeno nódulo que apareça: vá ao veterinário!

+ Veja Também:   Obesidade canina – Saiba como identificar, quais raças tem tendência e o que fazer

Procedimento – Outubro Rosa Pet

O dono deve colocar sua cadela de barriga para cima, e analisar todas as mamas, apalpando mesmo! Se perceber algum aumento do volume da mama, algum nódulo mais consistente (e podem ser do tamanho de uma ervilha), leve ao veterinário.

Apenas o veterinário poderá avaliar exatamente do que se trata. Caso haja realmente um nódulo, e a cadela esteja com saúde para uma intervenção, a cirurgia irá remover o nódulo, que irá para análise. Mas fique tranquilo, que a cirurgia para cachorros, que estão em boas condições de saúde, não é tão traumática como é para nós humanos.

Após ser retirado o nódulo será levado para análise; a parte chata é que a probabilidade é de que em 50% dos casos os nódulos são malignos. O lado bom é que para as cadelas que detectam logo o problema, muitas vezes, não é necessário realizar sessão de quimioterapia, a extração com cirurgia já resolve o problema! Daí, mais uma vez, como é de extrema importância detectar logo os nódulos!

+ Veja Também:   Seguro Pet e suas vantagens

Prevenção – Outubro Rosa Pet

A principal forma de prevenção do cancer de mama em cadelas é através da castração!! Indica-se ainda, que quanto mais cedo fizer a castração – sendo recomendada até antes do primeiro cio – maior a eficácia quanto o surgimento dos tumores. Veja aqui nosso blog sobre castração: http://vocemaisseguro.com/importancia-da-castracao-de-cachorro-e-gato/.

Além disso, recomenda-se que a não utilização de anticoncepcionais e realização de dietas balanceadas, como formas de dar uma vida mais saudável para seu cadela, e dessa forma, prevenir doenças.

DICA Outubro Rosa Pet Você + Seguro:

Sabia que a Porto Seguro tem planos de saúde para pets que cobrem a cirurgia de castração? Além disso, todos os planos oferecem vários serviços que tem como base a prevenção de doenças, focados em garantir uma vida mais saudável para seu pet, contando com serviços como PetNutri, PetPhone e PetHome! O foco é garantir bem-estar para seu pet!

Veja ainda aqui a reportagem do Jornal Hoje sobre o Outubro Rosa Pet: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/10/clinicas-e-pet-shops-fazem-prevencao-ao-cancer-de-mama-em-caes-e-gatos.html

Fonte: http://bompracachorro.blogfolha.uol.com.br/2016/10/08/cancer-de-mama-em-pets-preocupa-saiba-como-examinar-seu-bichinho/

http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/cancer-de-mama-tambem-afeta-animais-e-preocupa-veterinarios.html

https://saude.abril.com.br/vida-animal/outubro-rosa-pet/

 

No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu