7 Erros comuns ao cuidar de cachorro ou gato

7 Erros comuns ao cuidar de cachorro ou gato

Mesmos os mais experientes donos comentem erros: sete dicas muito importantes para quem já tem a “manha” de cuidar de cachorro e gato, afinal: sempre podemos melhorar para poder proporcionar uma vida melhor para aqueles que amamos não é mesmo?

  1. Sobre alimentar: cuidar de cachorro e gato de olho na balança!

Você sabia que a obesidade é o problema de saúde mais comum em cachorros?

Não nos preocupamos desde cedo com a alimentação de nossos cachorros e gatos, e acabamos estabelecendo uma dieta inadequada para eles. O sobre peso impacta de forma muito negativa não apenas a qualidade de vida, mas na longevidade deles. Um cachorro ou gato com sobre peso tem uma recuperação mais demorada de um cirurgia ou qualquer doença do que um cachorro saudável e com peso ideal.

Conforme eles envelhecem, esse problema apenas piora: quanto mais cedo tentarmos melhorar a alimentação deles melhor. Mas: nunca é tarde demais!

Na próxima consulta do seu pet converse com seu veterinário, informe a ração e a quantidade que você costuma dar a ele. E veja se ele tem recomendações sobre a dieta ideal para seu pet!

DICA: Se seu pet tem seguro de saúde da Porto Seguro, melhor ainda, existe o serviço de Pet Nutri: o veterinário ajuda com o dono a montar a dieta ideal – de acordo com porte, raça e atividades físicas.

No blog da V+S, já falamos sobre este tema! Se quiser conferir mais temos:

Sobre a obesidade canina (http://vocemaisseguro.com/obesidade-canina-saiba-como-identificar-quais-racas-tem-tendencia-e-o-que-fazer/) e sobre alimentação: http://vocemaisseguro.com/alimentacao_natural_canina_e_ideal/ (para quem tem dúvida sobre adotar a alimentação natural ou sobre rações: http://vocemaisseguro.com/alimentacao-canina-racao-comercial/ .

 

  1. Não ter costume de passear

Sim, é chato, as vezes está chovendo e você não quer sair: mas acredite não criar uma rotina de passeio é um dos erros mais comuns ao cuidar de cachorro!

O que atrapalha mais é a nossa própria preguiça mesmo, porque se dependesse deles, passeio era obrigatório! Quem já viu a alegria deles ao passear na rua com o dono sabe!

+ Veja Também:   Seguro Residencial para jovens

No caso do passeio, mais do que pela saúde do seu pet, faça pela companhia, passeie e aproveite esse momento com ele! Vença a sua preguiça, acorde mais cedo e crie esta rotina: este tempo para vocês dois! Acredite em mim: você vai sentir falta desses momentos! E vai ver que esta pequena alegria diária te fazia muito melhor do que você pode imaginar!

 

  1. Não renovar as vacinas e não ir fazer exames e consultas de rotina

Cachorros e gatos vivem menos que nós, humanos. O metabolismo deles é mais rápido, e o sistema imunológico diferente.

Por isso: sim você deve ir ao veterinário anualmente, e ele deve ter a renovação da vacina anualmente (ver nosso post sobre vacinação: http://vocemaisseguro.com/vacina-para-cachorro-tudo-que-voce-precisa-saber/).

Além disso, vermifugação é essencial, até mesmo por causa da saúde sua e de sua família – temos um post sobre toxoplasmose: http://vocemaisseguro.com/doenca-do-gato/.

E se você é do município de São Paulo, existe uma lei municipal que exige que todo cachorro e gato tenha vacinação renovada todo ano e que caso o dono não tenha comprovante de vacinação, o animal doméstico será apenas liberado após providenciar a vacina.

Atenção: na lei, o comprovante da vacina é válido apenas por 1 (um) ano. 

Cachorros e gatos vivem menos, e o processo de envelhecer é muito mais rápido, você vai ver que as idas ao veterinários são essenciais para garantir a saúde deles. Conforme vão ficando mais velhos, a periodicidade aumenta. Assim como acontece com a gente: qualquer doença quanto mais cedo constatada maior a chance de cura, portanto: vamos sim criar o hábito de ir ao veterinário, e dessa forma ter o controle maior sobre a saúde deles!

Cachorros hoje vivem muito mais do que antigamente, e isto está intimamente associado a esses cuidados que hoje temos, e que não tínhamos antes. Assegurar a saúde e fazer uma medicina preventiva é hoje obrigação, afinal se fazemos isso conosco, devemos fazer também com estes pequenos seres que estão sob nossa responsabilidade! O que nos leva ao próximo tópico: faça um plano de saúde!

+ Veja Também:   5 Cuidados com cachorro na Copa do Mundo

 

  1. Não ter um plano de saúde para seu pet

É um tipo de serviço novo, mas vamos lá: se para sua saúde e da sua família você sabe que um plano de saúde garante não só saúde mas segurança e economia, servindo como uma garantia para momentos de emergências e de doença, o mesmo funciona para ao cuidar de cachorro ou gato!

E com um agravante: não existem emergenciais públicas para cachorros ou gatos, ou seja, não tem como não gastar dinheiro na hora da emergência e da doença! O que torna a situação ainda mais problemática!

E como já falei: conforme nossos cachorros e gatos envelhecem, as idas aos veterinários devem ser mais constates, e os procedimentos mais complexos e doenças também.

Importante!

Saiba que, por exemplo, o plano da Porto Seguro oferece o plano para pets a partir de 9 anos apenas em para SP capital e apenas alguns CEPs específicos! Ou seja: sim, os principais planos disponíveis são para cães e gatos até 8 anos! Isso é uma informação muito importante! Fique atento!

Mas aqui vai a DICA: se o pet já tiver o seguro antes dos 9 anos (ou seja, se fizer com 8 anos por exemplo), ele continua tendo o seguro de forma vitalícia! Sim, ele continua sendo assegurado, sem NENHUM aumento, tudo normal. Mas por que isso?

Isso porque o plano de saúde é focado na medicina preventivo: pets tendo acompanhando veterinário desde cedo tem riscos menores do que cães que não tiverem este acompanhamento!

Portanto: garanta o seu seguro pet!

 

  1. Nunca é tarde para reeducar

Se os donos soubessem que desde filhote o correto era estabelecer limites, acho que seria mais simples, mas infelizmente não é sempre assim, mas nunca é tarde!

+ Veja Também:   Confira as Plantas toxicas para animais Pet

Sim, podemos reeducar nossos pets, vai ser mais difícil, mas é possível! Vai exigir mais paciência e comprometimento do dono!

As vezes precisamos de ajuda de fora nestes casos: converse com adestradores experientes e peça ajuda! Eu, por exemplo, fiz adestramento com minha cachorro de 5 anos, e deu certo! Mas eu precisei de ajuda!

Veja nosso post sobre adestramento: http://vocemaisseguro.com/como-adestrar-seu-cachorro-5-beneficios-de-contratar-um-adestramento/.

 

  1. Escove os dentes

É fundamental! Para evitar ter que fazer tratamentos depois. E acredite, fazendo preventivamente, muito dificilmente irá precisar fazer.

Nunca fez? Tudo bem!

Primeiro: vá numa petshop e compre uma escova e uma creme dental indicado para seu cachorro.

Escolha um horário fixo para fazer a escovação, talvez seja bom fazer antes de ir passear, para ele associar a um ato prazeroso!

Na primeira semana, comece fazendo ele acostumar: primeiro, você mexendo na boca dele, em seguida, com a escova e com o creme dental. Separadamente: primeiro ele se adaptando com sua mão mexendo na boca dele, depois com a escova e depois com o creme dental e seu gosto.

Sempre buscando usar palavras de tom de incentivo e brincadeira, para ele associar a algo prazeroso com você.

E aos poucos, depois de duas semanas vai aos poucos fazendo mesmo a escovação.

Quantas vezes deveria escovar? Acho que diariamente pode até ser o ideal, mas acredito que duas vezes por semana é uma ótima média!

 

  1. Cuidar do cachorro e gatos: alimentos tóxicos para eles! Veja:

 

 

Obs.: Temos ainda o nosso post para cachorros idosos, confira aqui: http://vocemaisseguro.com/dicas-de-cuidados-com-cachorro-idoso/!

Confira nosso conteúdo pela nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/vocemaisseguro/!

 

 

 

Fontes: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-escovar-dentes-cachorros/

https://sol.sapo.pt/artigo/123209/16-alimentos-que-podem-matar-o-seu-gato

https://meusanimais.com.br/10-frutas-e-verduras-toxicas-para-cachorros/

http://tudosobrecachorros.com.br/alimentos-toxicos-para-caes/

5 (100%) 1 vote
No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu