7 Cuidados com Filhotes de cachorro

7 Cuidados com Filhotes de cachorro

Filhotes curam qualquer depressão, mas também exige atenção e tempo! Este post é dedicado aos donos de filhotes: guia prático com principais cuidados com filhotes de cachorro!

Listamos 7 principais cuidados com filhotes de cachorro para donos de primeira viagem.

  1. Comece pelo começo: defina os locais e rotina!

Estabeleça onde ele vai dormir e passar boa parte do tempo; e onde ele deve se acostumar a fazer as suas necessidades fisiológicas, e também onde ele não deve ficar.

É muito importante que o local onde ele vai dormir e onde ele vai fazer as necessidades sejam bem separados: longe um do outro! Para entender o porquê leia sobre coprofagia aqui: seu cachorro está com mania de comer coco?! confira aqui o que fazer!.

Defina também a rotina do pet: se ele você vai passear com ele todos os dias e qual será o horário do passeio, os horários da comida.

  1. Educando: Recrimine ou incentive na hora da ação!

Essa é uma outra importante regra dos cuidados com filhotes de cachorro: estabelecer limites para seu filhote desde pequeno. Sabemos que chega a doer dar uma bela bronca nele. Mas é importante você estabelecer o que é certo, incentivando-o, e o que é errado, recriminando-o.

Mas atenção: a recriminação e o incentivo devem ser na hora do ato!

Se a recriminação for muito tempo depois do ato, ele provavelmente não vai entender o porquê da bronca.

Na dúvida sobre adestrar? Veja nosso post sobre o tema aqui!

  1. Vacinas e cuidados veterinários básicos.

Acredito que esse seja o principal cuidados com filhotes de cachorro: o ciclo de vacinação! Pergunte quais vacinas seu filhote já tomou, e quando tomou, e quais ainda faltam! Temos aqui um post sobre vacinas para cachorro com todas as informações sobre os ciclos de vacinação: post Tudo sobre vacina para cachorro! Veja aqui!

+ Veja Também:   O primeiro cachorro a gente nunca esquece

É necessário vermifugar também! A vermifugação pode ser a cada 6 meses. Vai depender da rotina e das características do seu cachorro. Consultas periódicas são necessárias para este tipo de controle e para garantir a saúde do pet. Muita atenção pois doenças como a do Verme do Coração podem ser fatais e a melhor forma de prevenir é vermifugando.

+ Doença do Verme do Coração pode contaminar humanos! Veja como prevenir aqui

Atenção: Cachorros e gatos tem metabolismos (muito mais rápidos) e sistemas imunológicos diferentes do nosso, por isso: é necessário a renovação da vacina anualmente, e consultas de check-up periódicas também! O que nos leva ao próximo item: plano de saúde para Pets!

  1. Plano de Saúde para pets – cuidados para filhotes de cachorro!

Por que fazer um plano? Para começar: pelo menos para cobrir os cuidados básicos de vacinas e consultas e exames já vale a pena: sim, é necessário renovar anualmente, não é exagero, essas doenças são mortais (ler o post sobre cinomose e parvovirose: Saiba mais sobre a Cinomose e  Entenda sobre a Parvovirose Canina ).

A vermifugação do cachorro é essencial também, e a frequência será determinada pelo veterinário, por isso: check-up periódico é necessário!

+ Entenda a medicina veterinária preventiva

Pequenas Emergências

Filhotes estão na fase de experimentar – tudo e qualquer coisa: portanto, pequenas emergências são comuns!

Seja uma simples diarreia ou vomito, ou até mesmo quando aparece um carrapato ou pulga ou otite (super comum): tudo isso pode ser caro!

Não existem emergências públicas para pets, vai ser tudo no particular. 

+ Veja Também:   5 atitudes caninas estranhas que todo cachorro faz

Além disso, o plano de saúde tem como objetivo preventivo, e gerar um aumento de qualidade de vida e longevidade. É uma escolha bem segura e de amor mesmo!

Mas tem outras utilidades do Plano de Saúde da Porto:

Quer saber qual a melhor ração, ou qual a quantidade ideal de ração? O Pet Nutri te orienta! E quando eu troco a ração de filhote para adulto? Tudo isso, pode ser orientado através do Pet Nutri, que ajuda a montar uma dieta ideal para o filhote, junto com o tutor!

Uma situação super comum com filhotes é, por exemplo, seu filhote do nada está estranho, cabisbaixo; você não sabe o que pode ser, e não vale a pena ir ao veterinário só porque está na dúvida, mas aquilo te deixa inseguro: será que pode ser algo e eu não sei? Ou quando ele come alguma coisa estranha, e você está com medo de fazer muito mal, mas não tem certeza: o que fazer? Os planos da Porto tem o serviço de Pet Phone: você tem médicos-veterinários 24 horas por telefone para qualquer dúvidas! Ou seja, sabe aquela insegurança? Você não precisa mais ter: com veterinários 24 horas te orientando!

Outros dicas práticas de cuidados com filhotes de cachorro:

  1. Passeio – quando posso levar meu filhote para passear? 

Passeio apenas após o término do ciclo de vacinas do filhote, antes disso, ele não está imunizado, e existem várias doenças fatais, normalmente, a última vacina é contra a raiva!

Alguns veterinários recomendam que o primeiro passeio seja realizado cerca de 15 dias após todas as vacinas e vermifugação!

  1. Banho e tosa na Pet Shop

Segue a mesma regra do passeio: apenas após ter finalizado o ciclo de vacinas e ter tomado a vacina contra raiva. Só depois disso, que você pode levar ele para o banho! E a tosa? A mesma regra do banho e do passeio!

  1. Alimentação: cuidados com filhotes de cachorro

Primeira coisa: pergunte qual ração que seu filhote estava comendo antes de ir para sua casa. Esse é o ponto de partida: compre a mesma ração! Quer mudar a ração? Tudo bem, compre a nova e a que ele estava comendo também!

+ Veja Também:   Vacinação - Entenda a diferença entre a vacina V8 e vacina V10

A troca de ração nunca deve ser feita de uma vez só: dá diarreia! Mesmo que você queira dar uma outra ração para seu filhote, você deve primeiro continuar dando a que ele está acostumado, a troca deve ser gradual: primeiro coloca mais da ração que ele está acostumado e menos da nova, vê como ele reage. Reagindo bem, vai aumentando a proporção da nova, e reduzindo da velha, até ele ter se acostumado totalmente!

Temos dois posts sobre alimentação caso se interesse: alimentação natural canina é ideal?! e tudo sobre rações comerciais!.

E qual a ração ideal? Apenas uma análise mais profunda do seu pet (raça, porte) e características da rotina dele podem ajudar. E mais uma vez, aconselho: se ele tiver o plano de saúde para pet da Porto Seguro, você pode usar o serviço de Pet Nutri, disponível para todos os planos!

Uma última dúvida comum: E quando que eu sei que meu filhote deixou de ser filhote e agora é um adulto?

Isso vai depender do porte! De maneira prática fizemos esta imagem que pode servir como referência:

5 (100%) 1 vote
No Comments

Post A Comment

giay nam depgiay luoi namgiay nam cong sogiay cao got nugiay the thao nu